sábado, 16 de outubro de 2010

A genialidade da arte ● Josef Frank







Josef Frank (1885-1967) foi um artista, arquiteto e designer têxtil genial, que nasceu na Áustria e viveu boa parte de sua vida na Suécia. Ele produziu mais de 160 estampas e itens de design, usando cores e formas da natureza para criar uma sensação de liberdade e amplitude nos espaços urbanos.

E entrou para a história do design ao defender um modernismo humanizado, capaz de responder às necessidades cotidianas das pessoas e de fazer sobressair a história de vida delas, enfatizando o valor sentimental dos objetos que as cercam.

Não há nada errado com a mistura do velho e do novo, com a combinação de diferentes estilos de móveis, cores e padrões. Tudo o que lhe agrada automaticamente se funde para formar um ambiente relaxante. Uma casa não precisa ser planejada nos mínimos detalhes, deve ser uma amálgama do que o dono ama e das coisas que o fazem se sentir em casa.

(Josef Frank, 1958).

Observando seu trabalho, percebemos que as criações de Josef são atemporais e visionárias, pois carregam uma mensagem nostálgica de valorização da vida simples e bucólica, em contraposição à tendência de hipermecanização e distanciamento da natureza associada à noção de progresso.

Este ano, ele foi homenageado com um Doodle pelo Google, na data de seu aniversário de 125 anos, e a empresa declarou que tem em comum com ele o amor pela inovação, considerando o seu espírito criativo uma fonte de inspiração para uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Meus arquivos