terça-feira, 3 de março de 2009

Silêncio e profundidade


Alguma coisa - que eu sei o que é - me atormenta, e eu não consegui dormir até agora.
Então pego o meu caderninho de anotações e releio os meus registros. 
Vejo a vida nesse próximo minuto de uma forma completamente diferente.


"Eu celebro a mim mesmo, e o que eu assumo você vai assumir, pois cada átomo que pertence a mim, pertence a você..."


"Felicidade...você que me escuta, saia à sua procura hoje mesmo".


"Não me pergunto quem é você, isso não me importa. Você não pode fazer ou ser nada além do que eu descubro em você".


"O relógio indica a o momento, mas o que a eternidade indica?"


"O passado empurra você e eu e todo mundo da mesmíssima maneira, e a noite pertence a você e a mim e a todo mundo, e o que ainda não foi experimentado e o que será depois é seu, é meu e de todo mundo".


"Disse que a alma não é maior que o corpo. Disse que o corpo não é maior que a alma. E nada, nem Deus, é maior que o nosso verdadeiro eu. E uma pessoa que ande cem metros sem sentir simpatia caminha para seu próprio funeral, vestido com sua mortalha".


"Me contradigo? Tudo bem, então...
me contradigo, sou vasto, contenho multidões".


"Não me cruzando na primeira não desista, não me vendo num lugar procure em outro, em algum lugar eu paro e espero você".


"O que tem que ser será bom pois o que é, é bom. Interessar-se é bom e não se interessar também é bom".


"Decidi ir até o fim para chegar até você. Soe a sua voz! Escalo montanhas ou mergulho no mar pra te encontrar".


" Mas então a riqueza da alma, que é candura e conhecimento e orgulho e envolvente amor. Quem vai querer homens e mulheres mostrando que a pobreza é mais rica que a riqueza?"


"Fala expressiva, no dito ou escrito, não se esqueça que o silêncio é também expressivo".


"Not I, not any one else can travel that road for you, you must travel it for yourself".


" I don´t thank you for liking me as I am, and liking the touch of me...I Know that it is good for you to do so..."


"Grande é a justiça. A justiça não é aquela feita por legisladores e leis...está na alma.Não pode ser alterada por estatutos, não mais que o amor ou o orgulho ou a atração gravitacional.
Grande é a maldade, sempre me pego admirando-a tanto quanto a bondade. Chama isso de paradoxo? Com certeza é um paradoxo.
Grande é a qualidade de verdade no homem, a qualidade de verdade num homem se sustenta em meio a todas as mudanças. Está no homem, inevitavelmente, ele e ela estão apaixonados e nunca se largam...
Grande é a linguagem, a mais poderosa das ciências.
O eterno equilíbrio das coisas é grande, e a eterna subversão das coisas é grande. E este é outro paradoxo.
Grande é a vida...é real e mística, seja aonde for e o que for.
Grande é a morte. Certa como a vida, junta todas as partes, a morte junta todas as partes. Certa como as estrelas retornam depois de fundirem-se na luz, a morte é tão grande quanto a vida".


"O milagre que cada um vê em alguém que também vê...e os milagres que recheiam cada minuto do tempo pra sempre e cada acre de superfície e espaço pra sempre.
Pensou que essas coisas só existem para serem usadas numa transação ou lavoura? Ou pelos lucros de uma loja? Ou para ser promovido? Ou para servir de passatempo para um cavalheiro ou uma dama?
Pensou que a paisagem ganhou substância e forma só pra poder ser pintada num quadro?
Ou que homens e mulheres existam só pra que se escreva sobre eles, pra virar canção?
Ou que a atração da gravidade e as grandes leis e combinações harmoniosas e os fluidos aéreos existem só pros sábios terem assunto?
Ou que a Terra seja marrom e o mar azul pra caberem em mapas e cartas?
Ou que estrelas se configurem em constelações só pra receberem nomes esquisitos?
Ou que as sementes cresçam só pra caberem nas tabelas agrícolas ou na própria agricultura?"


" Todas as doutrinas, políticas e civilizações surgem de você. Todas as esculturas e movimentos e qualquer coisa inscrita em qualquer lugar são assinalados em você. A essência das histórias e estatísticas - até onde existam registros - estão em você agora eo mesmo com lendas e mitos. Se você não estivesse respirando e caminhando aqui o que seria de tudo isso?

Os poemas mais célebres seriam cinzas...orações e peças seriam vácuo."


Sim, somos apenas Walt Whitman, eu, o silêncio e a profundidade.

Nenhum comentário:

Meus arquivos