terça-feira, 31 de março de 2009

Picasso's affairs


Pablo Picasso (1881-1973) foi um dos mais influentes artistas do século XX. Sua vida e arte estão completamente interligadas, já que sua vida pessoal esteve sempre presente em seu trabalho. Quando tinha um novo amor, este constantemente era retratado em suas telas, e quando este amor acabava, a figura de uma adoração do passado era distorcida e algumas vezes aparecia em suas pinturas como um monstro. As mulheres na vida de Picasso sabiam quando estavam sendo trocadas através da observação de seu trabalho.

Fernande Olivier foi o primeiro de muitos amores de Picasso, e o romance durou. De fato, os traços de Olivier aparecem em muitas das figuras femininas de seus quadros durante vários anos. Picasso havia se estabelecido em Paris e seu Período Rosa transmitia mais otimismo. Com Fernande desenvolveu um relacionamento possessivo, ciumento, egoísta e infantilizado.

Em 1911, Picasso conheceu Marcelle Humbert e se separou de Olivier, com quem estava na época. Picasso passou a chamar Marcelle de Eva, para mostrar que ela era seu primeiro amor. Marcelle também apareceu em suas pinturas, mas morreu repentinamente em 1917.

Em 1918, Picasso casou-se com Olga Koklova, uma dançarina russa com quem teve um filho chamado Paulo. O artista criou diversos quadros de Olga com seu filho, porém, em 1935, o casal se divorciou. Com o passar dos anos, ele começou a retratar Olga como uma terrível fera.


No início da década de 1930, Picasso conheceu Marie Thérèse Walter, a nova musa para suas obras e com quem ele teve uma filha, Maya (1935). Apesar de estar envolvido com Marie, Picasso conheceu Dora Maar, em 1936, outro de seus amores que ele retratou em suas pinturas.

Sua vida pessoal passou por tumultos na década de 1940, quando conheceu a artista Françoise Gilot. Gilot foi uma artista com quem Picasso teve dois filhos – Claude e Paloma. Ela foi a única mulher a deixá-lo, em 1953, e a única que ele não distorceu em suas pinturas. Ao contrário, com o fim do romance, o artista desfigurou sua própria imagem.


Em 1961, Picasso casou-se, ainda, uma última vez, com Jacqueline Roque. Ele faleceu em casa, em Notre-Dame-de-Vie, na França, no dia 8 de abril, aos 91 anos.


Nenhum comentário:

Meus arquivos